quarta-feira, 9 de outubro de 2024

#265 – Bar do Robito – 26/09/2024

Presentes: Adolfo, Bráulio, Cabeça, Cid
Sugestão: Cabeça
Quando lá, comer: gostei do aipim

O Bar do Robito fica naquele meio termo entre Cristo Rei, Tarumã e Jardim Social, você pode usar qual bairro quiser dependendo do público que tiver te ouvindo. Pra chegar lá você vai pela Marechal Deodoro lá pro final, e passa por baixo da Nossa Senhora da Luz. Você vai passar o posto logo do lado direito e virar a próxima à direita, rua Frei Orlando. Segue nela umas 6 quadras, mas ali é tudo quadra bem pequenininha. O boteco estará do lado esquerdo. Claro que tem outras formas de vir pela Nossa Senhora da Luz e tal, que ali se chama Marechal sei que lá, deixa eu ver... Humberto de Alencar Castelo Branco, olhe que poderoso, o boteco fica na altura do Limoeiro e do Peruano. E a melhor opção, o glorioso Falcão Prateado, para na Estação Praça das Nações se você quiser dar uma caminhada.

Ah lá o botecão com dono e tudo!

O Bar do Robito é um crássico botecão, inegavelmente, e traz aquele astral de villa ou bairros periféricos. Parede de azulejo, teto de eternite, paredes brancas sem nada, pôster de bera e Lotomania, sinuca de ficha, mesa e cadeira da Brahma, TV passando futebol... difícil achar um elemento de botecão não presente. O dono e único atendente é o Robito, que figura em algumas fotos aqui, um cara muito simpático surpreendentemente jovem para sua função, manco de uma das pernas, assim ficando de certa forma caricato. Duvido plenamente que algum peão da dúzia que compareceu ao bar não fosse um frequentador assíduo. Sorte que o estereótipo se aplica, e os nativos só foram lá pra beber mesmo, fazendo com que Robito ficasse disponível para preparar nossas frituras sem muita demora. Aí aquele xquema né, quer uma birita da geladeira, vai lá pegar e só aponta pra ele anotar; quer uma da prateleira ele te serve uma dose generosa.

Lado de fora, cobertura contra intempéries, coisa fina
Lado de dentro, mesa de sinuca, note as geladeiras perdidas
Lá pra dentro, o balcão, a prateleira, o Robito
A geladeira das opções premium

Que cardápio? Nem lembro direito se o Robito falou que estava sem o cardápio que já existiu ou se não era pra ter de vez, mas cardápio verbal é mais um aspecto de botecão. O ruim é que você acaba dependendo da memória do cidadão pra falar o que tem, pode ser que ele esqueça de alguma opção. Para EU não esquecer, eu anotei o que ele falou: fritas, aipim, calabresa, bolinho de carne, polenta, tábua de frios... (naquele tom de reticências no final da frase, sabe? Aí você fica achando que realmente ele esqueceu alguma opção). Bom, estávamos em poucos confrades, então pedimos tudo isso aí fora a tábua de frios, mais uma rodada de rolmops, sem repetir. Agradou! Claro que eram frituras congeladas, mas tava tudo bem bom, sem reclamações – talvez adequado às expectativas. Para beber, beras convencionais não faltam, claro, e algumas biritas de boteco da prateleira. Mas a geladeira tinha opções mais nobres, tinha até uma garrafa de vinho perdida lá! Sabe lá de quando... Enfim, o pessoal tava meio fraco de birita dessa vez, mas não resistiu a uns destilados de boteco, e os desejos crássicos do Cabeça de caipirinha e batida de maracujá. Preço amistoso, adequado ao tipo de estabelecimento.

Esses aí os botecantes

Sabe que quando tem pouca gente assim, o pessoal acaba se encorajando a fazer umas discussões mais filosóficas, sessões de terapia, discutir uns assunto sério, e foi o que aconteceu ali, pessoal se livrando de uns peso e desenvergando as perna das cadeira de prástico vermeio. Robito muito solícito trazia as porções e biritas e limpava a mesa com frequência acima do boteco convencional, mesmo mancando, cara firmeza (antítese). Apesar da seriedade do bagulho, tinha um ar de conforto que o clima interiorano da rua tranquila trazia. Rolou uns Dreher, Undemberg, besteirol, véios cumprimentando na entrada e saída, bandeira de candidato a vereador na calçada, ficamos até o final e quando fomos embora, um par de nativos que tinha sobrado também foi pra dar uma folga ao Robito. Botecão aprovado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário